domingo, 13 de março de 2011

A arte de criar um carimbo

Bom, quando eu adquiri a máquina de fazer carimbos em Dezembro/2010, eu não imaginava que fazer carimbos também era uma arte!


Não é nada automático, como uma máquina de lavar roupas que você joga a roupa lá e pronto, é só esperar ela desligar que a roupa está limpa, tem várias variáveis que torna a criação do carimbo algo extremamente minusioso e detalhista.


Bom, moro num estado muito quente, mas agora no verão é chuva todos os dias, não tem hora, tanto que ando com a minha capa de chuva na moto para qualquer emergência e sempre estou usando, todos os dias, até chegar a época de estiagem..... Mas o que isso tem haver com os carimbos?!?!?! Tudo!!!!!!!!!!!! Porque o tempo influencia, no aquecimento do líquido chamado polímero, então tem dia que você usa um determinado número de segundos para aquecer, outro dia é totalmente outro tempo....aí se você não tiver paciência e prática pra conhecer o líquido e a máquina, pode saber que será um investimento jogado fora! 


Eu recebi um manual de instrução muito caprichado e minusioso, mas como o tempo é diferente do Rio de Janeiro (aonde ela foi fabricada), o meu tempo de exposição é totalmente diferente do manual de instrução. Gastei muito polímero para chegar ao tempo certo e quando parar a chuva e começar o calorzão de vez, com certeza vou ter que testar tudo novamente para conseguir achar o tempo certo, mas vou dizer pra vocês que estou adorando essa experiência.


Não estou fabricando carimbos para vender, estou fazendo somente para mim, porque quando adquiria os carimbos do pessoal que curte caixas em MDF, eu tinha uma dificuldade muito grande de carimbar, porque a superfície que eu carimbo não é reta, é abaulada, é 3D....eu carimbo as saias-mandalas das bonecas, e não é igual a você carimbar uma superfície plana de uma caixa, então fica super complicado você preencher toda a superfície que eu queria carimbar nas minhas criações! 


Por isso que eu adquiri uma máquina pra mim, não vou dizer que é um brinquedinho que a gente compra na esquina por R$50,00, mas eu não  trabalho dando aula o ano inteiro pra me preocupar se é caro ou não...... afinal de contas eu mereço!!!!! rsrsrs, como sempre falo pro meu marido: "são os meus agradinhos!!!!"


A minha dificuldade era essa inflexibilidade que o carimbo possui fixado na madeira, dificulta muito o meu trabalho e como ainda não vi ninguém carimbando superfícies diferentes, adquiri a máquina e não me arrependi! Antes do desafio de confeccionar os carimbos eu tinha esse outro desafio que era achar algo firme e maleável para poder dobrar..... até o momento eu só testei um E.V.A. mais grosso que está substituindo muito bem a parte da madeira e estou tendo sucesso para carimbar as minhas mandalas, de uma maneira bem mais prática do que antigamente. Vou testar outros tipos de superfícies para prender a borracha , depois eu conto mais!


O outro desafio foi ver que o mercado que fabrica as máquinas de carimbos não estão preparados para a fabricação de carimbos decorativos, o filão dessas empresas são os carimbos tradicionais com o nome e telefone, carimbos pequenos e sem muita novidade! Por mais que uma letra seja um traço qualquer para a máquina como é um arabesco, mesmo assim é diferente você confeccionar um carimbo grande com vários detalhes de um carimbo pequeno com o seu nome e telefone.... mas mesmo assim estou adorando esse desafio, ontem tive mais sucesso depois de um mês sem mexer na minha maquininha, fiquei até tarde da noite produzindo e adorando o resultado.


Essa é a minha caixa cheiaaaaaaaaaaaaaaa de carimbos feito por mim, além da flexibilidade, esse E.V.A. não ocupa tanto espaço como os quadradinhos de madeira! Bom domingo e até!

13 comentários:

  1. Eu amo carimbos, Vivi!!!! Deve ser muito bom fabricar os seus próprios. Legal!!!
    Bjssssssssss
    Taninha

    ResponderExcluir
  2. Oiê!!!
    Fiquei um tempinho sem vir e descobrí de novo que adoro ler seus depoimentos!
    Sempre nos ensinando sobre perseverança e estímulo!!!
    Valeu!
    E ...parabéns!!!!

    Um abração da Libélula.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vcs gostaram, tô pintando até......bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane.

    Gostaria também de fazer meus próprios carimbos... poderia me dar uma dica de alguma máquina para isto?

    Um abraço,

    Ana

    ResponderExcluir
  5. que interessante..... tbm quero fazer meus próprios carimbos... que máquina vc usou? pode me auxiliar nisso?

    ResponderExcluir
  6. Ola Viviane tudo bem ?

    Se tiver como coloca no site que quem é o fabricante da máquina sou eu Eder, do site http://www.maquinadecarimbos.com

    Desejo excelentes negócios. E fico muito feliz por ter dado tudo certo e produzindo bastante.

    abraços

    Eder

    ResponderExcluir
  7. Legal, será que consigo fazer carimbos para obter os efeitos da Xilogravura? Na xilogravura o trabalho é feito com um "carimbo"esculpido na madeira, tem que ficar irregular para nem toda área ter a mesma área de contato com o papel, a borrachinha do carimbo fica assim ou fica perfeitamente reta, ou seja, toda os relevos ficam na mesma altura?

    ResponderExcluir
  8. Oi Viviane, amei as suas "dicas"!
    Também desejo fazer carimbos em casa, moro no interior de SC e os preços (nas cidades maiores), são altos!
    Pode-me indicar uma máquina que faça esses carimbos artesanais, tipo ARABESCOS?
    Grata e um forte abraço!
    Célia Leão.

    ResponderExcluir
  9. Oi Viviane Parabéns pelos trabalhos!! Também estou querendo comprar um máquina de carimbos, poderia nos passar onde vc comprou a sua?? Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Olá Viviane,
    Estava eu procurando no google máquina de fazer carimbos e achei vc dando esse depoimento maravilhoso. Quero muito comprar uma máquina dessa, mais não sei qual a melhor marca, vc poderia me ajudar me indicando alguma? Vou deixar meu e-mail para vc, se possível me enviar algumas informações sobre a sua. Desde já agradeço Mariana Mainieri, nanamainieri@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi, se possível me enviar o material de como fazer carimbos,pq não acho nenhum curso na net. Desde já agradeço.
    Cristianomartins125@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Vivi, vc tem interesse em vender os carimbos? Tipo, ser enviado o modelo e vc confeccionar? juflcosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. qual tipo de material vc usa para fabricar carimbo ,tem algum tipo de polimero especial?tenho maquina de carimbo queria fazer esses carimbos

    ResponderExcluir