sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aprendendo sobre divisão numérica

Para desenhar a sua mandala é imprescindível, independente do material é saber antes de mais nada em quantas partes vou dividir a minha mandala.......é o primeiro planejamento a ser pensando antes de desenhar a sua mandala é definir em quantas partes iguais você vai dividir.....Vai dividir em duas partes? Três, quatro, cinco....doze, quatorze, vinte.....o número pode ser qualquer um, mas faz muita diferença!!!
Eu nunca dei aulas de mandalas, mas já dei muita aula de cartões em papel que hoje é chamado de scrapbook, e a maioria das pessoas desejam aprender muito, mas não possuem criatividade para criar...aprendem e depois só sabem reproduzir aquilo que aprenderam. Então na hora em que você for dividir a sua mandala, como por exemplo vou fazer uma mandala dividida em 4 partes...simples ache o meio do papel e trace um risco de fora a fora na vertical e na horizontal....pronto já está traçado que vou criar uma mandala em 4 partes, o que isso significa, que vou reproduzir o mesmo desenho quatro vezes.....se for dividir em 20 partes, vou reproduzir um desenho 20x e assim por diante. A mandala transparece muito bem a nossa criatividade para desenhar, então vou mostrar para vocês macetes que facilitam o aprendizado e cada uma tente fazer e veja qual é a divisão mais adequada para você, digo isso porque pra mim, a divisão ideal é a 3, por mais que eu faça outras divisão a 3 simplesmente me fascina, e sempre são os melhores desenhos que eu faço, mas a gente tem que saber fazer de todas as maneiras, então eu montei um esquema, para a sua viasualização:





Reparem no esquema que eu montei, preste atenção na estrelinha que fiz em cada parte dividida do círculo.... Tá vendo o tamanho da "ESTRELA", no círculo dividido em 3 partes e o tamanho da estrela na divisão 16? O que isso influencia? Em tudo, eu vou ter que criar muito mais elementos no círculo dividido em 3 partes do que no que está dividido em 16 partes.....a "ESTRELA" representa o tanto que você vai ter que usar a sua criatividade, ou seja, se você tem bastante facilidade para criar, sempre utilize divisões menores, agora se você encontrou alguma dificuldade sempre inicie seus desenhos dividindo em 10 partes ou mais, e assim que acostumar você vai diminuindo essa divisão ou não, seja uma mandaleira "expert" em várias divisões, a mandala lhe propõe isso com nenhuma diferença, pois a beleza é a mesma, se tiverem dúvidas me perguntem aqui que respondo, depois continuo explicando mais...bjs

2 comentários:

  1. legal gostei,eu estou estudando essa materia e eu achei bem interessante

    ResponderExcluir