sábado, 26 de março de 2011

Osho - Por favor, não se inspire em mim

Bom dia pessoal e aí tudo bem com vocês? Comigo ótimo, hoje dia de descanso e dia de biscuitar muito, estou muito animada! Ontem visitando o Facebook me deparei com esse texto retirado desse blog que adoro ler - http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Lectrice/610 quando terminei fiquei arrepiada, como o universo manda seus recados de várias maneiras, um texto que lemos, uma pessoa que fala algo que toca o coração, um filme, uma música....enfim, ela fala com você de algum jeito!



Quando eu estava nessa minha caminhada espiritual sempre ouvi dizer muito sobre o Osho....mais críticas do que elogios, pois eu era simpatizante de seus livros e sempre que comentava com alguém sempre ouvia: "Esse homem, era homossexual, transava com todo mundo, morreu de Aids.....ele é muito materialista, se preocupa muito com o dinheiro....ele tinha uma coleção de limosines....." só bobagem e crítica pois ainda hoje achamos que ser um ser espiritualista, é ser bonzinho, praticar o bem e o desapego, praticar pouco sexo, e meditar, meditar....até descobrir algo que eu não descobri e hoje não tem mais essa curiosidade! 
Eu sei que sempre gostei das idéias do Osho, ele é muito rápido e inteligente nas suas conclusões, ele sempre falou sobre o cotidiano e de como as coisas são simples, inclusive o sexo. Por isso deve ter sido tão perseguido até a sua morte em 1990. 
Bom, mas vou deixar vocês com uma parte do texto que gostei muito quem quiser ler ele todo o link está no começo desse post, simplesmente arrasou Osho ganhei o dia lendo, obrigada



Querido Osho,      Você é a minha inspiração.    Eu ouvi você dizer que nunca teve um mestre; mas houve alguma fonte de inspiração quando você começou a sua jornada?
    "A vida em si é o bastante.     Ver as pessoas ao redor – cadáveres ambulantes – é inspiração suficiente, não para ir com elas, não para seguir seus caminhos, mas para encontrar uma pequena trilha, a sua própria, se você quiser estar vivo.     Eu nunca tive um mestre, e eu sou feliz por nunca ter encontrado algum. Em minhas vidas passadas eu estive com alguns poucos mestres vivos. Eles eram pessoas lindas, amáveis, mas uma coisa ficou clara o tempo todo para mim – que ninguém poderia ser uma fonte de inspiração para mim, porque essa palavra ‘inspiração’ é perigosa.     Primeiro é inspiração, depois se torna seguimento, depois se torna imitação – e você acaba sendo uma cópia carbono. Não há necessidade alguma de ser inspirado por alguém. E não é apenas não ser necessário, é perigoso também. Apenas observando, eu tenho visto... cada indivíduo é único. Ele não pode seguir ninguém mais.     Ele pode tentar – milhões tem tentado por milhares de anos. Milhões são cristãos, milhões são hindus, milhões são budistas. O que eles estão fazendo? A inspiração de Goutama Buda fez milhões de pessoas budistas e agora eles estão tentando seguir seus passos. E eles não estão chegando a lugar algum; eles não conseguem.     Você não é um Goutama Buda e o rastro dele não se ajusta a você, nem os sapatos dele servem para você; você terá que encontrar o tamanho exato de sapato que lhe sirva. Ele é belo, mas isso não significa que você tenha que se tornar como ele. E este é o significado da palavra ‘inspiração’. Ela significa que você está tão influenciado que o homem se tornou o seu ideal, que você gostaria de ser como ele. Isso tem confundido toda a humanidade.    A inspiração tem sido um infortúnio, não uma bênção.    Eu gostaria que você aprendesse em toda fonte, para apreciar todo ser singular que encontrar. Mas jamais siga alguém e nunca tente se tornar exatamente como alguma outra pessoa; o que não é permitido pela existência. Você somente pode ser você mesmo.     E isto é um fenômeno estranho: as pessoas que se tornaram uma inspiração para milhões de outras pessoas, elas próprias nunca se inspiraram em ninguém – mas ninguém observa esse fato.
Goutama Buda nunca se inspirou em alguém, e isto é o que fez dele uma grande fonte de inspiração. Sócrates não se inspirou em alguém, mas isso é o que o fez tão singular.     Todas essas pessoas, as quais você considera como fontes de inspiração, nunca foram inspiradas por outros. Isto é algo muito fundamental para ser compreendido. Sim, elas aprenderam; elas tentaram compreender todos os tipos de pessoas. Elas amaram pessoas singulares, mas nenhuma para ser seguida. Elas experimentaram ser elas mesmas.    Assim, por favor, não se inspire em mim; caso contrário você nunca se tornará uma fonte de inspiração. Você será apenas uma cópia carbono, você não terá a sua autêntica e original face. Você será um hipócrita: você dirá uma coisa e fará outra. Você mostrará a sua face em situações diferentes com máscaras diferentes, e aos poucos você se esquecerá qual é a sua face verdadeira; são tantas máscaras...


4 comentários:

  1. Adorei sua postagem. O texto e' muito original! uma 'otima reflexao para os dias de hoje!

    ResponderExcluir
  2. Vivi querida, arrepiei aqui!!!
    Que texto maravilhoso, amo Osho também!!!
    Beijosss e um omingo iluminado pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  3. Também meninas, isso tocou lá dentro.....muito bom!

    ResponderExcluir