sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Profissão - eis a questão.............



Bom, já faz um tempão que eu tô aqui pra escrever esse post, e me faltava inspiração....e certeza no momento, agora que estou tendo as duas, vamos lá.....


A vida inteira eu nunca me preocupei com trabalho....juro, sempre tive um regra dentro de mim que me dizia: "Não faça o que tudo mundo tá fazendo....faça ao contrário....rsrsrsrs" e dava muito certo até então! 


No meu segundo emprego que era como auxiliar administrativo, com carteira assinada, acho que tinha uns 17 anos por aí, eu sai do emprego e montei uma mini (por que era só um computador....rsrsrs) sala de aula para dar aulas particulares de informática, nessa época ainda era o MS-DOS, cof-cof, faz tempo né......ahhhhhhhhhhhhhhh, me dei muito bem, tinha alunos aos montes....aumentei um computador e fui crescendo até.....me mudar dessa cidade do interior de minas para a capital Belo Horizonte....em casa coçando sem saber o que fazer, até o sábio do meu pai, virar e me dar um esporro tipo assim: "tá esperando o que menina....vai a luta....." fiquei com tanta raiva que achei emprego na outra semana, e emprego bom.....trabalhei com informática, acredito que uns 4 anos na Fundação Dom Cabral, uma conceituada instituição de ensino para executivos....foi uma época boa, mas como tudo na vida, acabou, pedi demissão e continuei o meu curso de Geografia....que foi uma das melhores coisas que fiz na vida, conheci vários lugares, várias pessoas e lógico, ganhei na mega-sena....não foi dinheiro não, foi o marido.....rsrsrs era meu calouro......

Então, mas algo mudou dentro de mim que eu tenho que resgatar! Eu amei a Geografia, mas dar aulas hoje em dia, pra ser feliz só tendo vocação.....Eu não vou ficar aqui reclamando de tudo que foi chato esse ano de 2011, porque eu realmente não nasci pra educar....tô mais pra desconstruir do que construir algo que a sociedade espera de mim......Mas tenho a plena consciência que foi esse grana da aula que me faz sentar aqui hoje no computador e dizer que eu moro numa casa maraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, tudo que eu e o benhê sonhou, exatamente desse jeito.....foi pago com o dinheiro do meu trabalho e do benhê, e hoje não temos dívida nenhuma com essa casa......


Mas e aí? Aí que eu quero enterrar essa profissão dentro de mim....professora de Geografia de escola pública....acabou o que eu sempre tive certeza.....não tenho vocação pra isso, eu acredito que a gente tem que amar com tesão tudo que faz e trabalhar durante o dia com algo que te desanima é sinônimo de doença....


Então tá tudo resolvido vc trabalha com artesanato e faz coisas lindas né? É no primeiro momento sim, mas minha cabeça existe uma cobrança e uma crença que eu já tenho consciência que tenho que arrancar dentro de mim: "que artesanato é hobby....." 


Eu tenho uma família, por parte do meu pai, super talentosa, e também percebo a frustração em vê-las que não fizeram o que amaram na vida, por que artesanato não dá dinheiroooooooooo, e eu escutei inúmeras vezes isso, me desestimulando.....


Então agora com 34 anos fazendo 35 anos daqui a 15 dias, estou decretando....vou viver de artesanato sim.....vou morrer de fome?!?! Não sei, mas estarei feliz......E o bebê? O bebê se vira como eu vou me virar, ninguém nasce da barriga errada e ele sabe que a mãe dele nunca foi normal, então a sabedoria dele vai saber lidar comigo.....ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh


E a grana Viviane? Vc gosta de muita grana sobrando na sua conta......Uai, pq eu não posso ter muita grana do artesanato? 


São questões que me martelam a cabeça e que eu estou trabalhando profundamente para modificar o meu futuro....o artesanato já é algo tão rentável, que eu vou entrar para a pequena camada da sociedade que vive bem e faz o que gosta.....me aguardem!




bjs e até mais, Viviane Garcia

3 comentários:

  1. Oi, Viviane!
    Lendo seu post, só tenho um conselho pra te dar: nunca, nunca deixe de pensar que artesanato é um hobby! Porque quando ele deixar de ser isso pra você, vira só obrigação, e vem o desestímulo... palavra de quem já viveu isso!
    Se profissionalize sim, se valorize sim, não tenha medo de por preço justo em seu trabalho, tenha certeza de que dá pra viver mesmo de artesanato - porque dá! - mas nunca perca o prazer que você tem de fazer arte!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Viviane...eu, enquanto professora de escola pública também, estou beirando esta sua atitude...mas vou começar solicitando minha licença de 6 meses que tenho por direito. Nestes 6 meses eu farei o possível e o impossível para fazer render meu trabalho com as artes. É uma espécie de teste final.
    Ainda dedico muito pouco do meu tempo ao artesanato embora ame de paixão fazê-lo. Estes dias estive pensando como você: PQ NÃO?!
    Concordo com a Flávia e creio que a única coisa que não pode acontecer é o artesanato perder dentro da sua cabeça o STATUS de hobby. Digo isso porque eu já percebi em mim que, toda vez que preciso fazer alguma peça por obrigação ou repeti-la eu me estresso, porque o que gosto mesmo é de criar livremente, dar asas à minha imaginação, deixar as idéias fluirem...
    Talvez ainda seja esta a grande preocupação com a minha PROFISSIONALIZAÇÃO com o artesanato. Tenho medo de perder o prazer!
    Bom, mas eu tenho certeza absoluta que você terá sucesso nesta sua nova jornada pois suas artes são muito lindas e bem exclusivas. EU SOU FÃ! Se você precisar de uma força para divulgar sua arte, por gentileza, me procure que farei o que eu puder para tal! Tenho um espaço no meu blog que é exatamente para divulgação das artes das minhas seguidoras e que já tem dado resultado para algumas.
    Eu digo pra você que deves sim "CHEGAR CHEGANDO"...rsrsrrs...Vá lá e arrase!
    Bjks,
    Clau Santana.

    ResponderExcluir
  3. Vai na fé, sem duvidar!!! A melhor coisa eé tomar atitude, não tenha medo, se lance e confie no seu talento, Deus te deu e vc pode multiplicar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir