terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Volta as aulas....


Hoje acordei ainda cansada de ontem....começaram as aulas e na segunda-feira dou 16 aulas. Mas hoje venho aqui para dizer para mim que estou feliz em dar aula! Quando eu formei em Geografia, a maioria de nós nem queria ouvir esse papo de dar aulas, lidar com crianças e adolescentes, enfim, a gente viajava pensando trabalhar em consultorias, viajar muito e lógico ganhando muito bem como profissional!
Eu fiz a faculdade certa na hora certa, não era a melhor aluna mas sempre gostei de estudar a geografia, aliás foi na facu que eu aprendi a ler, até então não conseguia parar para ler nada....
Me formei e realmente não está a fim de trabalhar na área....queria explorar o mundo místico em todos os sentidos, e o fiz, esqueci que tinha formado e tinha uma profissão.
Aí como a vida te empurra pra onde ela quer (aí eu questiono "cadê o livre-arbítrio?" rsrsrs) eu peguei uma substituição na rede pública em Belo Horizonte, dentro de uma favela, nem me lembro mais o nome do lugar...lógico fiquei traumatizada e não queria mais dar aulas....e a consultoria também tinha ido por água abaixo, não tinha contatos, não tinha conhecimento suficiente para entrar nessa profissão, também tinha desistido...
Aí lá vem a vida de novo e leva meu namorado embora (que hoje é meu marido) ele fez o concurso pra professor (nos conhecemos na facu) em Mato Grosso e no interior de SP, e passou aqui em Tangará da Serra/MT, ele veio e eu fiquei em Belo Horizonte, não queria vir de jeito nenhum, achava que nunca iria casar, ter filhos....etc, achava isso muito distante de mim....
Aí amadureci daqui, amadureci de lá, ele veio passar as férias em Belo Horizonte, e eu realmente tive uma conversa comigo mesma, pô porque não? Ir embora de Belo Horizonte, não tinha nada mesmo....então não tinha nada a perder! Primeiro vim em outubro de 2007 passear ver como era a cidade, isso porque foi um conselho do meu falecido pai, "menina vai lá primeiro ver, depois vc decide se quer ficar" , gostei vim pra Tangará e casei aqui num cartório pequenininho e sem meus familiares (mas foi muito engraçado), ai veio desafio novamente, em que trabalhar?!?!?!?!?
Artesanato dá dinheiro? Pra mim, não dá ainda o suficiente, pra ficar folgada, eu gosto de gastar sem pensar que eu tenho que fazer conta....gosto de ter a segurança de comprar e não me preocupar.
Então veio novamente a oportunidade, aqui tem muito profissional de letras por causa da faculdade estadual e  falta muitoooooo professor de geografia, então não é difícil conseguir muitas aulas por aqui. Comecei o ano de 2009 trabalhando em sala de aula, e continuei insatisfeita, não rendia o que os alunos esperavam e eles também não respondiam da mesma maneira, aí fiquei insatisfeita por um bom tempo, com isso veio a oportunidade de trabalhar no projovem - projeto do governo federal que trabalhava com a educação de adultos de 19 a 29 anos, e gostei muito dessa experiência, mas ainda não levava muito à sério, foi nesse projeto que eu fui amadurecendo juntos com os meus meninos!!!!
No ano de 2010 eu acabei largando as outras escolas e ficando somente com o Projovem, eu queria fazer uma experiência de ficar só fazendo o meu artesanato, e não voltar mais para a sala de aula, nunca dei aula por necessidade financeira, então se o artesanato tivesse lucro legal, se não tivesse eu iria viver do mesmo jeito, mas a minha conclusão foi que eu voltaria em 2011 para dar aulas e porque? Eu sou um tipo de pessoa que não sente falta de companhia, ficar sozinha em casa fazendo o meu artesanato é muito agradável, mas isso me faz perder o contato com o mundo e as pessoas eu realmente mergulho nesse mundo e não preciso de mais nada nem comida me faz falta! Estou errada não, a minha personalidade é assim, mas o desafio de conviver com o outro também é muito legal, e eu queria isso nesse ano,
E aí mais madura e preparada dei aula ontem o dia inteiro, saí um caco, mas tão feliz, os meninos foram super  respectivos e eu também tive uma paciência e jogo de cintura que nunca tive......é a vida!

Um comentário:

  1. Oi Viviane!
    Blog é outra coisa né menina?
    É como um diário...eu tô amando vir aki e ler suas experiências...aos poucos vc está deixando de ser a Viviane das mandalas..rsrsr (sempre te chamei assim) ou então a Viviane da Viví ( minha boneca)...apesar de que não é mal te chamar assim, mas quero dizer que aos poucos vc toma forma...entende...sei lá...explicar escrevendo é complicado...
    Eu comecei e não terminei um curso de licenciatura plena em biologia...e dei aula muitos anos para os jovens, em uma igreja...era fantástico!
    Mas a vida me empurrou para outro lado...e minha vida profissional se resume em escritórios...só há dois anos me encontrei com o biscuit, mesmo assim não ganho a vida com ele, não dá. E eu gosto de estar no meu escritório, hj meu e do meu noivo. É uma extensão da nossa casa, muito bom.

    Affffffffffff escrevi demais...rsrsrs..

    Abçs e bom final de semana.

    Libélula.

    ResponderExcluir