domingo, 9 de setembro de 2012

Negócio Criativo.......Será?!?!?!?!

Tem um tempão que eu não paro pra escrever aqui né? Mas hoje bateu a inspiração!


Essa semana que passou, comecei a refletri sobre esse tal de "Negócio Criativo", que tanto se fala por aí, principalmente nas matérias publicadas no blog da Elo7.

O meu questionamento é até onde isso é um romance, um "gramour", ter esse tão desejado "Negócio Criativo" e se realmente vale a pena..............

Tentam vender um sonho de "Negócio Criativo", ao qual estava me questionando............
Será que vale a pena mesmo?

Estava reparando a algum tempo tantas artistas de biscuit reclamando da saúde.......vcs já repararam? Pessoas famosas no meio do biscuit principalmente, e ontem eu vi a situação do querido Wilson Cabral, professor querido de biscuit que se encontra numa cama devido ao um AVC...........qual é o preço para se manter no mercado do biscuit principalmente?!?!?!?!

Há dois anos atrás eu estava nessa fase de ter muitas encomendas e não parar pra nada, sai de uma encomenda e recebia outra, não vou ser hipócrita e dizer que não foi legal........mas o preço é alto.............Eu fiquei "full time", não tinha tempo pra mais nada.........nem pra marido, casa, gatos, diversão........e ai como fica a Criatividade nessas horas?!?!?!?! 
Meu principal questionamento.



Criatividade pra mim é como uma plantinha........tem que ser regada todos os dias, cuidada e afagada sempre......Mas a prática de um negócio criativo, não tem nada de criativo....pelo menos pra mim! Entramos numa reprodução nada criativa e nem sempre lucrativa.....

Uma vez eu li que a criatividade é um exercício que praticado todos os dias qualquer um pode ter.........pra mim foi um dom que eu nasci, que é essencial na minha alma, por isso tive que mudar os rumos do meu artesanato, pois trabalhar igual uma máquina e reproduzir várias peças (e nem ganhar tanto para isso), não tem nada de criativo vai!!!!!!
Só sustenta essa mundo de glamour que tanto querem que a gente acredite!

Esses dias recebi um e-mail de uma pessoa de uma loja que queria comprar as minhas peças e eu expliquei a política da loja de não reproduzir muitas peças e etc, e o que ficou gravado na minha memória foi que a pessoa queria me convencer a fazer várias dolls mais barato para revenda e aí ela escreve: "...vc ganha um pouquinho "$" também.....

Como assim?!?!?!?! Foi devido a esse pouquinho que as minhas encomendas diminuíram drasticamente..........Eu não aceito trabalhar nesse ritmo e ficar contando moedinhas.....Definitivamente não! Aumentei meus preços e não negocio com lojistas que não valorizam meu trabalho, lógico que posso fazer isso pois sou funcionária pública e meu salário é depositado todo mês posso me dar esse luxo, mas tem muita gente que não! Esse é o lado triste da história, vc aceita a situação pois quer viver o seu negócio criativo como venderam pra vc essa idéia........... Só "gramour"

Eu não sei se estou sendo radical, mas a minha realidade é essa, a minha criatividade leva tempo e empolgação e quando tinha várias encomendas eu vivia triste pois não tinha tempo de criar bonecas novas, e isso me frustava pra caramba! Espero que existam mesmo pessoas trabalhando com artesanato ganhando dinheiro, podendo trocar seu carro e ter tempo pra curtir a vida e a família, pois é isto que todo artesão quer!

Hoje tenho 20% das encomendas que tinha, mas consigo usar muito da minha criatividade, estou com a saúde melhor que nunca, estou com tempo, pra daqui 1hora encontrar com a minha mãe e levar a minha fofa pra dar um volta na feira e comer um pastel maravilhoso que só tem aqui.........Planejar a bagunça que vai ser segunda-feira pois vou trocar o telhado aqui de casa...........enfim, posso não estar lá no topo sendo requisitada para entrevistas e encomendas importantes, mas estou em paz comigo e com a minha criatividade! 
bjs e ótimo domingo!


Um comentário:

  1. Taí Viviane, gostei da sua reflexão!Muito bem vinda, por sinal,já que o Elo7 está numa campanha danada de "multiplicação de lojas" e é um dos maiores responsáveis pela glamourização do artesanato que vc citou. Eu partilho da sua teoria sobre a produção artesanal, não gosto de ficar repetindo peças e preciso estar empolgada para criar.Esses lojistas que nos procuram são terríveis e são mestres em nos fazer sentir que o que fazemos pode ser reproduzido por eles sem o menor escrúpulo, já passei por isso e fiquei revoltada na época. Hoje tento lidar mais serenamente com essas mazelas do ser humano. Mas não é fácil não!

    ResponderExcluir